fbpx

GW Sistemas

Tecnologias que geram eficiência na logística

As tecnologias que geram eficiência na logística

Em um mercado cada vez mais saturado, as empresas percebem a necessidade de reformular suas atividades internas para entregar produtos e serviços de forma inovadora e com qualidade. Por isso, não tem como falar de inovação sem integrar a tecnologia aos processos.

Com o desenvolvimento da modernidade, atualmente existem ferramentas para conduzir de maneira eficiente qualquer atividade empresarial, especialmente no setor logístico. Não é incomum percebermos atrasos na entrega de produtos, má gestão no controle de entrada e saída de materiais, e dentre outras questões relacionadas à logística.

Pesquisas revelam que a integração da tecnologia nesse setor, não apenas oferece qualidade nos fluxos e melhoria na gestão, mas afeta diretamente o consumidor final.

Quando uma gestão logística é feita sob medida e baseada em indicadores de desempenho, as consequências mercadológicas são positivas, uma vez que fornecedores e consumidores poderão observar a eficiência nos prazos de entrega e qualidade nos materiais demandados.

O comportamento do consumidor mudou graças ao conhecimento acessível. Clientes estão mais educados e exigentes quanto aos serviços prestados, e a qualidade na prestação de serviços de uma empresa só é reconhecida no mercado quando sua estrutura interna é inovadora, dinâmica e otimizada.

Tecnologias usadas nos processos logísticos
1. Rastreamento em tempo real

Atualmente, os embarcadores já conseguem ter total acesso — e em tempo real — às informações referentes às cargas, tais como suas entregas, estimativa, comprovantes de entregas, e dentre outros. Além disso, o embarcador também pode solicitador coletas via integração.

2. Inteligência artificial

Em suma, a automação advinda da inteligência artificial já é realidade em muitos negócios, sobretudo na logística. A partir da IA, é possível fazer as rotinas no setor se tornarem mais práticas e otimizadas. Existem softwares que podem realizar trabalhos exclusivamente manuais em poucos minutos, contribuindo com a redução de custos, ganhos em produtividade, agilidade e na automação de processos.

3. Cloud computing

Com o envio de informações empresariais para a nuvem, os colaboradores podem ter acesso a informações confidenciais e internas de qualquer lugar do mundo, bastando apenas ter um aparelho conectado à internet. Isso facilita ainda mais as operações logísticas, uma vez que os responsáveis podem acompanhar cargas em tempo real, realizar ações e fazer análises fora do ambiente organizacional.

Conforme vimos, a tecnologia está presente em todos os lugares. No meio de tanta concorrência no mercado, a forma mais estratégica de gerar competitividade e conseguir fazer o negócio se destacar é justamente a aquisição de tecnologias para qualificar os processos internos, especialmente os logísticos.

Entregar um produto na hora e no lugar certo é um sinal de qualidade e organização no setor logístico da sua empresa, e nada melhor do que usufruir de ferramentas e dispositivos eficazes para conduzir as atividades da maneira correta.

Portanto, agora que já entende a importância da tecnologia para a condução de suas atividades, que tal conhecer as nossas soluções?

Faça o seu cadastro agora mesmo e saiba como podemos ajudar você.

Seja por insatisfação do cliente, maior tempo parado por conta de fatores externos ou qualquer outro motivo, o fato é que quanto mais lenta for a entrega, maior é a perda, em todos os sentidos. Logo, utilizar o sistema TMS e organizar as cargas de forma mais clara e eficiente é uma vantagem enorme para o negócio.

Além disso, já que falamos nos clientes, outro benefício é aumentar a satisfação de quem receberá os produtos advindos da transportadora. Afinal, com o controle exato sobre onde está a carga, tempo de entrega e outros detalhes, a comunicação se torna mais real e efetiva, sem enrolação ou promessas que não se concretizam.

Um serviço mais eficiente também faz a entrega chegar no tempo certo. Além disso, com o sistema TMS é possível entender melhor eventuais falhas, e em qual etapa ela aconteceu, para melhorar o procedimento e evitar a repetição de equívocos. Tudo isso, em longo prazo, gera uma relação de maior confiança e credibilidade com o público.

Por fim, ainda podemos citar o fato de o controle em tempo real evoluir. No caso de uma transportadora com vários serviços, é importante ter um software capaz de identificar onde está cada pedido. Assim, a comunicação com os clientes e mesmo o relacionamento interno melhoram, já que tudo está otimizado e automatizado. Menos chance de erros de comunicação e na passagem de informações e, com isso, o trabalho se torna mais eficiente.

Estas são algumas das principais vantagens de se obter o sistema TMS para a transportadora. Obviamente, não basta escolher qualquer um, é importante saber quais são as empresas que oferecem maiores vantagens neste caso.

Por isso, convidamos o leitor a visitar nossa landing page sobre o sistema TMS. Confira todas as soluções que proporcionamos e, a partir disso, fale conosco para que possamos fazer o melhor negócio para a sua empresa.